Nem só de belas praias é feita Ilhéus. A gastronomia típica da região – baseada principalmente em moquecas de frutos do mar, como camarão, siri e peixes – costuma deixar os turistas encantados e saudosos. A carne de sol, o acarajé da baiana, a farofa de jabá, o caranguejo e os pitús suculentos são delícias que também podem ser saboreadas por lá. De sobremesa, cocadas, tortas e bolos, além do tradicional suco de cacau. Experimente também os sucos e sorvetes feitos com outras frutas da região, como coco, maracujá, jaca, açaí, umbu e genipapo

Com esta profusão de sabores, separamos uma lista de lugares onde os viajantes poderão experimentar todas as gostosuras irresistíveis de Ilhéus.

Vesúvio

Oferece uma inusitada mistura das culinárias árabe e baiana reunindo, no mesmo cardápio, quibe e moqueca. E o bar já é uma atração importante, por si só: localizado no centro de Ilhéus, foi imortalizado por Jorge Amado em sua obra Gabriela Cravo e Canela, de 1958.

Marotisca

Cansado de frutos do mar? Aproveite para conhecer a melhor culinária italiana de Ilhéus. Com ambiente aconchegante e comida de primeira qualidade, o Marotisca é um dos mais tradicionais restaurantes do município. O preço não é dos mais convidativos, mas o sabor dos pratos compensa.

Acarajé da Judith

Uma vez na Bahia, coma acarajé. Mas para comer o melhor de Ilhéus, procure a barraca da Judith. Localizado há 23 anos no mesmo ponto, o espaço simples e pequenino é um dos grandes sucessos da cidade quando o assunto é o quitute típico. Além de provar o acarajé feito na hora, é possível comprar a massa congelada para se arriscar em casa e matar as saudades da Bahia.

Casa da Moqueca

O prato tradicional é servido em quase todos os restaurantes. A Casa da Moqueca, porém, oferece uma das moquecas mais deliciosas do local, feita de maneira tradicional, com gostinho de comida caseira. O ambiente simples e despretensioso completa a sensação de “lar doce lar”.

Chiquinho Sorvetes

Na hora da sobremesa, não deixe de experimentar um dos sorvetes de frutas locais desta sorveteria. O bom atendimento é unanimidade entre os clientes e, além disso, oferece wifi, para você desfrutar o seu sorvete enquanto checa as novidades nas redes sociais.

 

Fonte- Hotel Urbano

  • SHARE