Fazenda Primavera
Seu proprietário recebe os visitantes pessoalmente. Abre as portas de seu museu particular, onde guarda documentos raros, dentre eles, o da doação da sesmaria a seus ancestrais portugueses e alemães. Outras relíquias com mais de cem anos se misturam a objetos utilizados pelos artistas da novela Renascer, que exibiu em muitas cenas a fazenda. Pode-se conhecer todo o ciclo do cacau, desde a plantação, a colheita e as pragas que atacam a lavoura, até o beneficiamento, aproveitamento das amêndoas e o processo de fermentação e secagem nas barcaças (natural ou artificial), a medição, o ensacamento e a retirada do mel para fazer geléia, e a polpa que é congelada para suco. Parte das sementes é aproveitada na confecção de chocolate caseiro. A fazenda possui restaurante e apresentação de shows regionais.
Duração: 4 horas
Como chegar:
Saindo de Ilhéus, seguir pela BR-415 (rodovia Ilhéus/Itabuna). No km 20, entrando à esquerda, chega-se à fazenda Primavera.

Fazenda Renascer 
Conhecer a Fazenda Renascer é percorrer o cenário onde foi gravada grande parte da novela Renascer, exibida há alguns anos pela Rede Globo. Além disso, pode-se desfrutar de belas cachoeiras e corredeiras.
Também se pode conhecer todo o ciclo do cacau, a plantação, a colheita e seu aproveitamento.
Duração: 4 horas
Dica:
O acesso em dias de chuva é precário
Como chegar:
BA-262, de Ilhéus em direção a Uruçuca; após 25 km, virar à direita. Após percorrer 4,5 km em estrada de terra, chega-se à Fazenda Renascer.

Fazenda Olandy
Possui encanto próprio e muitas delícias para oferecer aos visitantes: doces, licores caseiros, biscoitos, bolos e tortas inesquecíveis são servidos em um quiosque em frente ao rio Almada. É uma fazenda de coco, porém também possui um pequeno pomar e uma bela horta. Não tem estrutura de hotelaria, mas oferece a hospitalidade das antigas fazendas.
Duração: 2 horas
Como chegar:
BA-001 de Ilhéus em direção a Itacaré; após 11 km, virar à esquerda. Localizada entre as praias do Norte e Mar e Sol.

Fonte- Visite o Brasil

  • SHARE

Comments are off this post