O Teatro Municipal de Ilhéus (originalmente chamado Cine Theatro Ilhéos), foi inaugurado em dezembro de 1932.

Durante a Intendência do interventor Eusínio Lavigne, foi iniciada em 1930 a construção do “Cine Teatro Ilhéus”, na praça Luiz Vianna. As obras ficaram a cargo de Celso Valverde Martins. Em 1933, poucos meses depois de sua inauguração, o jornal local “Diário da Tarde”, noticiava:

Ilhéus está transformada numa espécie de vila artística com o número extraordinário de homens e mulheres de teatro que aqui vieram naturalmente atraídos pela fama de prosperidade desta terra.”

Com o tempo grandes encenações e artistas nacionais incluíam o Teatro em suas turnês. Em 1941 foi encenado “Deus lhe Pague”, de Joracy Camargo, Aymée e Procópio Ferreira (1935), a filha Bibi, a vedete Virgínia Lane, cantores como Sílvio Caldas, Orlando Silva, conjuntos como o Bando da Lua aqui se apresentaram.

Depois dos anos áureos passou muitos anos abandonado, pertencendo a família Rehem da Silva que em 1982 doou o terreno e as ruínas do teatro à Prefeitura, na primeira gestão do prefeito Antonio Olimpio Rhem da Silva. Seu sucessor, o prefeito Jabes Ribeiro reconstruiu o interior do teatro, conservando o que restava da fachada original.

Foi reinaugurado em 1986, com a participação do Grupo Corpo de Belo Horizonte, é considerado um dos melhores teatros do norte-nordeste.

 

Fonte- Cultura da Gente

Imagem- Nailton Suzarte

  • SHARE

Comments are off this post