Todo mundo adora viajar e conhecer um lugar novo, mas são poucos que podem gastar muito dinheiro com esse passatempo.

Resgate Milhas do Cartão de Crédito

Atualmente, muitos cartões de crédito possuem parcerias com programas de milhagem de companhias aéreas. Então, porque não transformar seus gastos mensais em pontos para trocar por uma passagem? Se você usa muito esse meio de pagamento no dia a dia, é possível ter pontos suficientes até mesmo para uma passagem aérea internacional, o que promove uma grande economia no seu planejamento de viagem. Se informe com a operadora sobre esses benefícios.

Use o transporte público e outras alternativas para se locomover

Usar metrô, ônibus e até mesmo uma boa caminhada pela cidade pode ser uma excelente opção de deslocamento durante a viagem. Táxis costumam ser bem mais caros na maioria das cidades e optar pelo transporte público pode fazer diferença no orçamento.

E mais: muitas cidades possuem sistemas de transporte para economizar. Por exemplo, no Rio de Janeiro, você pode adquirir um Bilhete Único. Com ele você pode pegar dois ônibus (dentro de duas horas e meia) pagando o preço de um. Em Buenos Aires, quem paga em dinheiro sai na desvantagem: pagando no cartão (é só adquirir nos kioskos ou no metrô), o valor sai quase pela metade do preço. Em Londres também há pacotes de passagens através dos cartões também, que podem ser só para ônibus ou para metrô+ônibus.

Crie um roteiro dia a dia

Com um roteiro em mãos das atividades que você pretende fazer por dia, fica mais fácil ter noção de quanto você irá gastar com transporte, alimentação e entrada em atrações e museus. Com isso, você se planeja financeiramente e evita gastos desnecessários.

Anote seus gastos

Ir tirando dinheiro da carteira sem perceber pode ser uma das maiores furadas de uma viagem para quem quer economizar. Anotando tudo, você perceberá e controlará muito melhor seus gastos. Sem dizer que é ótimo para fazer um balanço final! Um jeito de tornar o método ainda mais eficiente, é estabelecer um orçamento diário.

Evite usar cartão de crédito em viagens

Fique atento nas despesas com o cartão de crédito! A cada compra, além da conversão para o Real, incidem outros impostos que podem deixar você no vermelho na volta da viagem.  Leve o cartão e use somente em caso de emergências. Além disso, em várias operadoras de crédito você precisa desbloquear o seu cartão para usar no exterior, mesmo aqueles que já são internacionais. Não esqueça de fazer isso antes da sua viagem.

Estabeleça prioridades

Você vai querer fazer muita coisa e ver outras mais, mas para quem está economizando é bom estabelecer prioridades. Com algo bem estruturado no papel, você poderá ver com clareza o que pode ser feito com facilidade e o que vai depender de outros fatores para acontecer.

Confira atrações gratuitas no seu destino

Muitos museus e espaços culturais possuem um dia da semana em que a entrada é gratuita ou tem um preço promocional para visitantes. Pesquise se há algo assim na cidade que você vai visitar e economize sem perder o que a lugar tem a oferecer.

Procure alternativas para se alimentar

Comida, eis uma parte que pesa em uma viagem! Primeiro porque queremos experimentar tudo, estamos de férias, aquela coisa toda… E não há nada de errado nisso. Vai com tudo, escolha um lugar legal para comer e seja feliz. Mas comida costuma ser caro e se o papo é economizar, procure ir a um mercado e compre água, suco, biscoito e produtos similares para manter no frigobar do hotel.

Caso esteja hospedado em uma casa/apartamento ou hostel, o cenário melhora: procure fazer suas próprias refeições, nem que seja o café e o jantar. Além de economizar, você poderá ter uma experiência mais próxima de um local.

Procure viajar em dias alternativos

Evite épocas de férias escolares, férias de verão, festas ou feriados prolongados. Se sua agenda for flexível, opte para viajar na baixa temporada. Voos para o Nordeste fora da alta temporada é um exemplo do quanto uma viagem pode sair significativamente mais barata.

Fique de olho na promoção de passagem aérea e compre com antecedência

Não é todo mundo que tem datas flexíveis, especialmente quando se tem filhos, mas não é por isso que você não viajará barato! Mantenha sempre algumas opções de destinos em mente e fique de olho nas promoções de passagens aéreas. Além disso é importante que se compre com antecedência: quanto mais perto da data de embarque, mais caro tende a ficar.

Lembrancinhas?

Todo mundo gosta de dar e receber pequenos presentes de viagem. Mas, para quem está economizando, a lembrancinha geralmente está em último na lista de coisas a se fazer. Se mesmo assim você não quiser deixar de presentear, vão duas dicas: procure não comprar nada muito turistão em lugares turistões, veja lojas alternativas em lugares mais distantes dos grandes centros turísticos. E se for comprar no turistão-style, seja simpático, tente negociar e peça desconto para compras em quantidade. A outra dica: deixe essa tarefa para seu último dia de viagem, com o dinheiro que sobrou.

 

Fonte e Imagem- MUNDI

  • SHARE

Comments are off this post