Boas ondas, morros cobertos por Mata Atlântica, acesso em meio a trilhas e pouco movimento. Estas são as características comuns às mais bonitas praias de Itacaré, como Prainha, Havaizinho, Itacarezinho, Engenhoca e Jeribucaçu. Quem não está disposto a encarar uma boa caminhada, as opções são as praias centrais – Concha e Ribeira têm boa infraestrutura de barracas e muito movimento, enquanto Resende e Tiririca mantém os ares bucólicos.

Praia do Costa

Pequena, com areia branca e solta e muitos coqueiros, a praia do Costa não é indicada pra banhos em função da correnteza. Sem infraestrutura e pouco movimento, é procurada apenas para quem quer contemplar o visual.

Praia da Concha

Próxima do Centro e repleta de barracas e pousadas, a praia da Concha é a mais movimentada durante o verão, apesar das águas turvas em função da foz do rio de Contas. De mar calmo e muitos coqueiros, oferece aluguel de caiaques e um bonito pôr-do-sol, apreciado nas pedras do canto esquerdo.

Praia da Ribeira

Última praia central e acessível de carro pelo Caminho das Praias, Ribeira é emoldurada por Mata Atlântica, riozinho e muitas barracas que atraem famílias com crianças nos finais de semana e feriados. Para quem quer sossego, a dica é pegar a trilha e seguir para a paradisíaca Prainha.

Prainha

Cartão-postal de Itacaré, a Prainha é considerada uma das praias mais bonitas da Bahia – cercada de morros cobertos pela mata, exibe ainda um vasto coqueiral que se espalha pela areia. Escondida dentro de uma reserva particular, oferece boas ondas para o surf e apenas uma barraca. Para chegar até lá, não hesite em contratar um guia – a trilha tem bifurcações e inclui travessia de cachoeira. A caminhada dura 40 minutos e é preciso pagar cerca de R$ 5 para atravessar a porteira de acesso à praia.

Engenhoca

Frequentada pelos surfistas, Engenhoca tem piscinas naturais, coqueirais e morros cobertos por Mata Atlântica. A trilha de acesso é bastante fácil, exigindo 15 minutos de caminhada.

Itacarezinho

Longa e deserta, Itacarezinho é acompanhada por morros, coqueirais e recifes por toda a extensão. Ponto de desova de tartarugas, é procurada por surfistas que lá encontram estrutura de barracas e cascata de água doce. A trilha que leva à praia – depois de meia hora de caminhada – corta uma propriedade particular.

Praia do Resende

A um quilômetro do Centro – 20 minutos de caminhada -, a pequena enseada tem coqueiros, areia branca, piscinas naturais e boas ondas para o surf, atraindo banhistas e surfistas. Tranquila, tem barracas rústicas que servem petiscos e cerveja gelada.

São José

Sofisticada, a praia de São José fica em uma área de proteção ambiental contornada por hotéis de luxo, suntuosas residências, areia branca e fininha, coqueiros e piscinas naturais. Acessível por trilha íngreme, tem também boas ondas para o surf.

Tiririca

Com ondas fortes, Tiririca é o mais tradicional point do surf de Itacaré, com movimento o ano inteiro. Pequenina e protegida por paredões de pedra, fica a menos de meia hora do Centro. No alto do morro há barracas simples.

Jeribucaçu

Deserta boa parte do ano, Jeribucaçu fica dentro de uma fazenda de coqueiros. O acesso é por trilha, depois de 40 minutos de caminhada e do pagamento de taxa de cerca de R$ 5 para cruzar a propriedade.

Havaizinho

Uma das melhores praias para a prática do surf em Itacaré, Havaizinho tem recifes, coqueiros e ondas fortes. As muitas pedras não incentivam o mergulho, mas vale a pena curtir o visual descortinado do alto de um mirante natural. Depois de deixar o carro no estacionamento pago, é preciso caminhar cerca de dez minutos por trilhas para chegar à praia cercada por costões de pedra e mata.

Fonte e Imagem do site- Trilhas e Aventuras
  • SHARE

Comments are off this post