A viagem de ônibus é bem similar à de carro, mas nesse caso você não é o motorista. Além disso, é preciso tomar alguns cuidados com bagagem e passagem para viajar com tranquilidade.

1- Tipo de ônibus

O tipo de ônibus é um diferencial muito grande para sua viagem, principalmente para as mais longas. Os três tipos que mais circulam entre as rodoviárias do Brasil são o leito, o semi-leito e o convencional.

O ônibus leito é o que oferece o serviço mais completo para os viajantes. A poltronas reclinam totalmente e a empresa oferece ainda serviço de bordo gratuito, com água, lanche e cobertores, dependendo do deslocamento. Já o semi-leito possui a mesma estrutura dos ônibus leito, mas sem o serviço de bordo. Os ônibus convencionais têm cadeiras menos acolchoadas e não reclinam completamente.

2- Passagens e bagagens

Assim como nas viagens de avião, você consegue comprar uma passagem para viajar de ônibus poucas horas antes do embarque. A diferença aqui é que o valor não sofre alteração. Você pagará o mesmo preço se comprar com muitos dias de antecedência ou no dia. A dificuldade está, em contrapartida, em encontrar vagas. Como a quantidade de trechos feitos de ônibus são geralmente menores, você corre o risco de não encontrar poltrona se deixar para comprar muito em cima da hora.

Apesar de ser pouco divulgado, na viagem de ônibus também há um limite de bagagem e esse está cada vez mais sendo cobrado. Está mais comum ver motoristas pesando as malas de seus passageiros e cumprindo a normativa de 30 quilos por bilhete. O excedente é cobrado a partir de uma porcentagem de sua passagem. Fique atento para evitar pagamentos desnecessários.

3- Conforto sem exagero

Um travesseiro de pescoço e um pequeno cobertor é o essencial para uma viagem confortável. Algumas pessoas carregam consigo uma série de apetrechos para tirar aquele cochilo no ônibus e esquecem que tem alguém também do seu lado.

Evitar incômodos vale muito. Leve em conta também os reprodutores de música, que muitas vezes são ligados em volumes incômodos, lanternas para leitura – aquela mesma que vem no painel da sua poltrona – e, principalmente, alimentos. Deixe para se alimentar nas paradas da sua viagem.

Fonte: www.guiaviagensbrasil.com

Foto: www.istockphoto.com

  • SHARE

Comments are off this post