O cacau brasileiro é conhecido pelo seu sabor e por sua qualidade. A Bahia é responsável pela produção de mais da metade de todo o cacau produzido no país. Os chocolates fabricados em Ilhéus contem maior percentual de cacau, sendo comparados aos famosos chocolates suíços.

A produção do chocolate em Ilhéus começou após a crise da cacauicultura com a infestação da praga conhecida popularmente como “vassoura de bruxa” que atacou as plantações de cacau da região. A partir daí, novos frutos foram estudados e cultivados com objetivo de produzir chocolate de alta qualidade.

Para o chocolate ter a denominação de origem, ele precisa ser fabricado com apenas uma variedade de cacau e com frutos da mesma região. Isso acontece porque o sabor e o aroma do chocolate modificam dependendo da variedade do fruto e da localidade.

A maior parte do chocolate produzido na cidade é feito com alto teor da fruta, com menor percentual de carboidratos e com amêndoas selecionadas de cacau especial, cultivado em fazendas certificadas do sul da Bahia.

Os nibs, como são denominados os pequenos fragmentos da amêndoa do cacau são ricos em flavonoides, um poderoso antioxidante que protege as artérias e o coração. Também contém magnésio, que ajuda a combater a tensão pré-menstrual e a insônia. Além de delicioso, o chocolate de origem traz benefícios à saúde.

Ilhéus oportuniza a experiência de conhecer todo o processo produtivo do chocolate de alta qualidade com o turismo rural. O visitante faz um tour pelas fazendas de Ilhéus, onde poderá conhecer todo o processo de beneficiamento do cacau, da colheita, a secagem nas barcaças, o preparo da semente, culminando na degustação dos chocolates de origem.

 

Fonte- Prefeitura de Ilhéus

  • SHARE

Comments are off this post