Para todos os lugares que viajamos, ela está lá. Dependendo da sua viagem e a modalidade escolhida, as taxas ficam no plural, deixando nosso voo um pouco mais caro.

Podemos escolher não pagar por essas taxas de embarque? Não, as taxas de embarque e serviço são obrigatórias. Portanto, para viajar, você deve pagá-las, mesmo quando estiver viajando com milhas.

A pergunta para a qual poucos sabem a resposta é para que, afinal, servem as taxas de embarque e serviço? E é exatamente isso que procuraremos explicar aqui!

Taxa de embarque ou aeroportuária

As companhias aéreas e agências de viagens não podem interferir no valor das taxas de embarque ou aeroportuárias. Isso acontece, pois quem as define e regulariza é a ANAC – a Agência Nacional de Aviação Civil – e, como falamos anteriormente, são obrigatórias mesmo para quem está viajando usando milhas. É importante lembrar que, caso você parcele sua passagem, é comum que na primeira parcela sejam cobradas as taxas!

Um outro detalhe é que, embora seja comumente chamada de taxas de embarque, o termo mais correto seria taxas aeroportuárias, pois dentro desse valor está a cobrança do embarque, conexão, pouso e permanência.

E para que servem as taxas aeroportuárias?

As taxas aeroportuárias ou de embarque servem para a manutenção do aeroporto. Isso engloba a limpeza, segurança, o cuidado com as estruturas (como as pistas, pátio das aeronaves, as salas para embarque e desembarque, elevadores, escadas, ar-condicionado, sistema sonoro), o salário dos funcionários que lá trabalham, entre outros serviços já existentes e as melhorias futuras.

E as taxas de serviço?

A taxa de serviço é a mesma coisa que taxa de conveniência, que é geralmente cobrada pelas agências de viagens online, físicas ou agências de intercâmbio. Elas são cobradas para cobrir o valor do serviço prestado. A maioria das companhias aéreas não cobram taxas de serviço, mas fique de olho no preço final, pois algumas cobram.

Isso quer dizer que comprar pela companhia aérea sempre será mais barato?

Isso não é uma regra, embora a maior parte das companhias aéreas não cobrem taxa de serviço. Isso acontece, pois as agências podem ter acordos comerciais que favoreçam o valor da tarifa do voo. Logo, mesmo que exista a taxa de serviço, o total da viagem pode ficar mais em conta.

 

Fonte – Blog Mundi

  • SHARE

Comments are off this post