Ao comprarmos passagens aéreas, é comum nos depararmos com alguns termos e serviços que podem deixar dúvidas em nossas cabeças.

O “perfil de compra”, também já visto como “perfil de tarifas”, entre outros, é um desses termos que mencionamos.

Para ajudar a deixar sua compra de passagens aéreas ainda mais clara, este post irá explicar não só o que o termo significa,  mas também como ele pode ser benéfico.

O que é o perfil de compra?

O perfil de compra foi criado com o intuito de oferecer diversos serviços para vários públicos e necessidades, além de ajudar a baratear o custo da passagem aérea.

O perfil de compra (ou perfil de tarifa) é uma prática antiga, frequentemente atualizada, mas pouquíssimo falada entre os viajantes.

Como funcionam os perfis de compra?

O que determina o perfil de compra é a quantidade de serviços que vão além da tarifa base da passagem, isto é, além do custo básico para viajar.

Por exemplo, os perfis de compra cujos valores são mais baratos (geralmente chamados de Promo ou Light), contemplam um lugar no avião e o direito a uma bagagem de mão.

Se você escolhe um perfil de compra mais robusto (geralmente chamados de Plus, Max etc), você pode despachar mala, escolher seu assento e antecipar o voo, por exemplo.

É importante lembrar que cada companhia aérea tem seus próprios nomes para cada perfil de compra e são elas que determinam quais são as vantagens de cada um.

Quais são as diferenças entre os perfis de compra?

Como são as companhias aéreas que criam e são responsáveis pelos seus perfis de compra, as vantagens de cada uma vão variar.

No entanto, a diferença comum a todas é o valor: quanto mais vantagens em um perfil de compra, mais elevadas as tarifas serão.

Quais são as vantagens de escolher um perfil de compra?

  • Mais conforto: geralmente os perfis de compra mais completos oferecem mais conforto ao viajante. Poder despachar malas gratuitamente, por exemplo, é um grande adianto para quem não quer ficar limitado ou pagar a mais, caso queira trazer coisas do seu destino de viagem;
  • Mais tranquilidade: se por acaso você não conseguir viajar na data em que a passagem foi comprada, alguns perfis de compra contemplam o cancelamento grátis e/ou reembolso quase completo da tarifa;
  • Embarque prioritário: às vezes o que mais queremos é entrar logo no avião para garantir o lugar da mala perto do nosso assento e se acomodar com mais tranquilidade. Você pode adquirir o privilégio através do perfil de compra;
  • Mais espaço: para os passageiros mais altos, o espaço entre as poltronas podem incomodar. Uma das vantagens é poder escolher o assento e, a depender do caso, escolher até mesmo aqueles em que há maior folga para as pernas;
  • Antecipação do voo: tem um voo antes do seu? A depender do perfil de compra, você pode antecipá-lo sem custos e garante mais tempo para aproveitar mais seu destino!;
  • Mais pontos no programa de fidelidade: toda vez que você viaja, você acumula pontos para usar em outras viagens. A depender do perfil de compra, você pode acelerar o acúmulo de pontos e garantir passagens gratuitas muito mais rápido.

 

Mas lembre-se: as vantagens de cada perfil de compra vai depender diretamente da companhia aérea escolhida. Cada uma monta seus perfis e características.

Como escolher um perfil de compra?

Os perfis de compra estão sempre presentes em nossas viagens, mas é um assunto pouco falado, mesmo podendo trazer tantas vantagens ao passageiros.

É importante colocar na ponta do lápis se as vantagens oferecidas  valem a pena para a sua viagem ou atendem melhor suas necessidades.

Mais do que preço, é importante também buscar por conforto e possibilidades, tais como a antecipação do voo ou despachar malas gratuitamente!

 

 

Fonte- Blog Mundi

  • SHARE

Comments are off this post