Foto: Ilhéus Drone
Conhecer as praias do Sul
As praias localizadas no Litoral Sul, que são as mais procuradas pelo seu visual paradisíaco e que não perde em nada para os lugares mais bonitos do mundo.
As que ficam no litoral norte também são lindas, mas mais rústicas e praticamente deserta, com pouca ou nenhuma infraestrutura. Já as localizadas na região central são urbanas e mais voltadas a diversão familiar e entre amigos, com incentivo a prática de esportes náuticos e na areia.
Conhecer as fazendas de cacau
Fazer um tour pelas fazendas de cacau de Ilhéus é um passeio diferenciado e especial. As visitas remetem ao passado bucólico do passado, com ricos coronéis e os romances retratados por Jorge Amado.
O turista é guiado e levado a uma pequena trilha da Mata Atlântica para conhecer todo o processo de plantio, colheita, secagem e fermentação, até chegar a degustação dos produtos criados pelo fruto, como suco e chocolate.
O passeio inclui, além da degustação, passeios de charrete, caminhadas ecológicas e até cavalgadas. As visitas são feitas pela Fazenda Ararauna, Vila Rosa, Primavera e Yrerê.
Visitar a lagoa encantada
Passear de barco pelos rios de Ilhéus permite usufruir de uma paisagem belíssima, envolta da Mata Atlântica e de surpresas como a Lagoa Encantada.
A Lagoa Encantada começa no Rio Almada e possui ilhas flutuantes, cachoeiras e ao seu redor, fazendas de cacau e vila de pescadores.
Próximo a ela há um conjunto de quedas d´água com média de seis metros de altura, conhecidos como Caldeira do Almada. A força das águas criam buracos na rocha que são indicados para o banho. Há ainda a prática de rapel nos cânios da cachoeira Apepique.
Conhecer o centro histórico
O Centro Histórico de Ilhéus possui lugares muito conhecidos nas páginas da literatura e também da história do Brasil. O Bataclan, por exemplo, esteve descrito no livro Gabriela, de Jorge Amado como um cabaré e hoje é um centro cultural.
As construções são típicas de época de ouro do cacau na região e são muito bem preservadas, mantendo seus traços originais. O visitante se sente numa imersão ao passado, ao caminhar pelo Bar Vesúvio, Sorveteria Ponto Chic, Bar Barrakitika e a Catedral de São Sebastião, a Igreja São Jorge e o Teatro Municipal de Ilhéus.
Comments